segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Grande Livro de Histórias de Fantasmas


Eu não lembro quando começou minha curiosidade pelo estranho e pelo sobrenatural, fantasmas, criaturas fantásticas e até mesmo histórias do dia-a-dia que chegam a ser extraordinárias. Há pouco mais de 2 anos decidi criar minha "Biblioteca Assombrada", com livros à respeito do assunto e O Grande Livro de História de Fantasmas está entre meus preferidos.

A primeira vez que li, com um tanto de avidez, não aproveitei como se devia cada conto. Mais tarde, fui relendo e me dando conta do que tinha realmente em mãos. Com quase 30 escritoras selecionadas, você tem toda sorte de histórias. Começando um tanto sem graça com "Napoleão e o Espectro" (Charlotte Brontë), onde num manicômio o famoso general encontra espectros de batalhas e depois partindo para uma triste história chamada "A História da Velha Babá" (Elizabeth Gaskel), o livro segue um pouco esse tom no início, já que foi organizado dos contos antigos para os mais novos, mas logo engata em histórias mais assustadoras e interessantes.

Como não precisa seguir uma ordem para ser lido, então que tal ir para "O Cão Negro"(Penelope Lively), onde uma dona de casa comum, passa a ver em toda parte um enorme cão negro. Não sai de casa pois o bicho está lá, plantado em seu jardim. O marido tenta ajudar, diz que o cão não existe, que talvez ela só precise ocupar o tempo. Mas quem é que diz o que existe e o que não existe?

Se você não acredita em déjà vu, então como você explicaria o mesmo sujeito na beira da estrada, cambaleante, com uma mão na barriga, numa noite fria, enquanto você pega "A Estrada Para Estação" (Ann Bridge)?

Ou ainda você talvez se interesse por a história de um homem que, apesar de grande amor à sua esposa, ficara obcecado por um peso de papel que continha "O Símbolo"(May Sinclair), levando-o até mesmo à mudança de postura e rompantes de cólera .

E falando em mudança repentina, que tal uma senhora que passa à paranoia de saber "Quem Andou Sentando no Meu Carro"(Antonia Fraser)?

Talvez você ainda queira ler uma bela história de amor, então que tal conhecer "Jim Diamante" (Lisa St. Aubin de Teran) e a história de sua amada? Pensando bem, desculpem, acho que não é tão bela assim como falei...

Pensando um pouco, de tudo que poderia dar medo, você teria medo de uma caçarola? No cont
o "A Caçarola Assombrada" (Margery Lawrence), por mais que o título soe engraçado, é um dos que mais deixa a situação toda muito tensa, onde a casa é assombrada, sim, por uma caçarola.

E se por um acaso você não gostar de nenhuma história até então, antes de desistir do livro, leia "Supérfluo" (Dorothy K. Haynes), pois na minha opinião, ele vai fazer todo o livro valer à pena. Acho que por isso ficou como o último conto, pra ficar aquele gostinho bom.

O começo do livro varia entre contos meio monótonos e clichês (que acho que quando foram escritos não eram), mas os demais contos, por mais que tenham um começo com cara de "eu já vi isso...", a maneira como são executados é que faz toda a diferença. Não vou mentir, há muitos contos bons e outros nem tanto devido ao ritmo impresso à narrativa, mas o conjunto da obra é sim, um grande item. Não se deixe enganar pelos títulos ou pelo começo lento. O livro tem 455 Páginas e você acha por aí por volta de R$55,00.


0 comentários:

Postar um comentário