quinta-feira, 25 de julho de 2013

Joe Golem e a Cidade Submersa ~ Christopher Golden & Mike Mignola


Livros nas estantes me prendem atenção pelos seguintes motivos, na ordem: Capa, sinopse e autor. Com todo mundo é assim, aliás. No caso de Joe Golem e a Cidade Submersa eu tive uma bela surpresa.

Claramente a capa me chamou atenção por ter uma arte do Mike Mignola, criador do Hellboy. Muito bonita, bem acabada mas... o livro não é escrito por ele, apenas ilustrou as páginas da história e trabalhou no argumento da trama. Dei uma lida na sinopse:

"Em 1925, terremotos e a elevação do nível do mar deixaram o Sul da ilha de Manhattan sob mais de trinta metros de água. Com isso, ela ganhou dos moradores o nome de cidade submersa [...] Cinquenta anos se passaram desde então, e a cidade submersa está cheia de mendigos, pedintes e “ratos d’água”, pessoas pobres que têm de se virar para conseguir sobreviver [...] Entre elas estão Molly McHugh, uma garota de 14 anos, e seu amigo e chefe Felix Orlov. Felix, o Conjurador, que no passado foi um mágico famoso, agora está velho e ganha a vida como médium [...]"

Certo. Pessoalmente essas tramas centradas nas grandes cidades americanas, por mais que se mostrem boas, de cara não me atraem, fico com a sensação que coisas sobrenaturais, grandes eventos, guerras, só podem acontecer se for lá. Mas claro, o autor é americano, nada mais justo. Mas aí eu pensei: "Mignola não ia ilustrar uma história que ele não tivesse gostado" e dei meu voto de confiança.

A história como já foi falada, conta a respeito de Molly e seu amigo Felix Orlov que, numa de suas sessões mediúnicas, algo dá terrivelmente errado e ele é capturado por homens em roupas emborrachadas e máscaras de gás. Ela foge e é salva por Joe, um sujeito grande e corpulento, que não sabe muito sobre si mesmo, sabe apenas que com ajuda do Sr.Church, um homem com peças mecânicas no lugar de várias partes do corpo, buscam um artefato chamado Pentajulum de Lector, uma espécie de coração mecânico que tem poderes misteriosos.

A trama corre rápida, com passagens alucinantes, capítulos curtos e personagens carismáticos, como o próprio Joe. A atmosfera mistura ingredientes de todos os tipos: literatura steam punk, sobrenatural, criaturas deformadas, tudo isso dentro do clima noir, dos contos de Lovecraft e Allan Poe. Devorei cada capítulo avidamente até me dar conta que já estava perto do final, pra minha surpresa!

O livro é curto e esse é um dos pontos fracos, acaba rapidinho! Além do quê, você fica com a sensação que Mike Mignola devia ter feito algo mais além de ilustrá-lo (quem sabe uma HQ?), afinal não foi ele que escreveu, mas certamente tem cara de uma coisa que ele certamente escreveria.

Não é um livro que "Nossa! Mudou minha vida! Nunca tinha visto algo assim!" mas é uma ótima leitura, rápida, com um clima de história de ficção científica do jeito que eu gosto de ler, que tem passagens frenéticas e situações bizarras que fazem você genuinamente pensar: "Mas que diabo é isso??".

Tem 272 Páginas, da Editora Gutenberg e deve estar custando uns 37,90 mais ou menos. Boa aquisição pra estante!

0 comentários:

Postar um comentário